A Vida de um Arquiteto

AutoCAD

Então decidiu que quer ser um arquiteto! Pretende seguir uma carreira a desenhar grandes projetos, com o “software” mais avançado, a ganhar muito dinheiro e a visitar obras suas, já terminadas, enquanto as exibe perante amigos e colegas de profissão. Mas atenção, que as coisas podem não ser bem assim!

Seja qual for a área de arquitetura por que deseje enveredar, seja a arquitetura paisagista ou de grandes edifícios, de pontes ou industrial, prepare-se para uma carreira com muito trabalho e possivelmente muitas noites curtas e prazos apertados para cumprir.

Antes de mais, é necessário fazer a licenciatura e, se possível, um mestrado. E com a quantidade de arquitetos que existem todos os anos a sair das universidades, é importante começar ainda durante o curso a estabelecer contactos para poder iniciar um estágio ou mesmo um trabalho remunerado.

Uma boa possibilidade, em que pode apostarAutoCAD de início, mesmo durante a licenciatura, é de trabalho “freelance”, por exemplo fazendo desenhos em AutoCAD para arquitetos que precisem de delegar algum trabalho. Isto já lhe dará uma grande vantagem quando decidir procurar trabalho, pois sairá da universidade já com algum portefólio para apresentar.

Durante os primeiros anos de trabalho, é provável que fique com as tarefas mais desagradáveis, incluindo muito trabalho de escritório e visitas a obras em curso, que muitas vezes trazem grandes dores de cabeça.

Mas não se deixe desencorajar por estas aparentes dificuldades! É uma forma natural de seleção dos mais capazes e persistentes. Se a arquitetura é a sua paixão e tem confiança nas suas capacidades, então vá em frente e mostre que tem a qualidade e a ética de trabalho necessárias para o distinguir dos demais.
Faça contactos, não tema o trabalho árduo e as longas horas, porque o seu esforço será recompensado. E aposte na formação contínua, para se manter a par das inovações e das tecnologias.