Como se Tornar Fotógrafo Arquitetónico e Encontrar Mercado para o Seu Trabalho

24B665A9C2Apesar dos problemas evidenciados pelo mercado imobiliário um pouco por todo o mundo em tempos recentes, a fotografia arquitetónica continua a ser uma boa opção de especialização para um fotógrafo profissional.

Com a fotografia digital e programas informáticos como o Photoshop, podemos hoje retocar o trabalho feito e facilmente corrigir erros comuns, como alguns resultantes da exposição ou da iluminação. Isto fez com que a maior preocupação dos fotógrafos arquitetónicos atuais deixasse de ser o material e as técnicas a utilizar e se tornasse na comercialização do seu produto, na procura de um nicho de mercado e na divulgação do seu portefólio.

Apresentamos aqui algumas das melhores formas de desenvolver o seu trabalho e encontrar um mercado para as suas fotografias:

  • O mercado artístico – galerias de arte e promotores, por exemplo, poderão estar interessados na aquisição de fotografias de edifícios icónicos de uma cidade.
  • Agentes imobiliários – que melhor forma de promover a propriedade que pretende vender que não uma apresentação de fotografias de qualidade, que criem interesse no cliente?
  • Estúdios de arquitetos – poderá ser um pouco mais difícil, pois muitos arquitetos já usam a fotografia como ferramenta adicional, mas existirão sempre aqueles que não dispensam o trabalho de um profissional.
  • Publicações de arquitetura – nestes casos, poderá criar-se uma relação duradoura, produzindo-se conteúdo para publicações regulares.
  • Revistas – a decoração de interiores não passa de moda, e um bom fotógrafo arquitetónico pode potenciar as imagens de revistas de sucesso, como a “Elle Decoration”.
  • Construção civil – as empresas da área usam as fotografias para a promoção dos seus serviços.
  • Arquivos fotográficos – podem constituir um complemento como fonte de rendimento adicional, mas têm saída limitada.
  • Empresas de visualização 3D – estas empresas trabalham frequentemente com empresas de desenvolvimento urbano e requerem trabalhos fotográficos de grande dimensão.
  • A sua marca pessoal – crie uma imagem e um estilo próprios. Isto levará algum tempo, mas permitir-lhe-á criar e ocupar um nicho único.