Aproveitar Informação Importante sobre Arquitetura e Construção com Recurso a Ebooks

website-navigation-information-architecture

website-navigation-information-architectureHoje em dia, qualquer pessoa com acesso à Internet pode publicar um Ebook. O conteúdo deste e a sua qualidade não estão sequer sujeitos a qualquer apreciação, em grande parte dos casos. como podemos então aproveitar a informação disponibilizada por aqueles livros cujos autores investiram em pesquisa, recolha de informação, produção de texto e acessibilidade?

Antes de mais, há que dizer que, de entre os inúmeros Ebooks disponíveis “online” sobre arquitetura e construção, existem alguns de grande qualidade. O que exigirá mais trabalho será encontrá-los sem perdermos horas (e dinheiro) a comprar e a ler aqueles que estão à venda com conteúdo demasiado genérico, apenas com o intuito de fazer o autor ganhar uns cobres. Mas a tarefa não precisa de ser tão árdua quanto parece.

Em primeiro lugar, recomendamos a pesquisa em “sites” com boa reputação estabelecida, como a Amazon. Tais “sites” não só oferecem uma descrição fidedigna dos Ebooks, mas permitem também que as pessoas que os leram deixem a sua opinião sobre eles. Em assuntos tão específicos como a arquitetura e a construção, não será demais recomendar que se leia com atenção os comentários mais analíticos e construtivos, que nos permitirão ter uma boa ideia do conteúdo do Ebook em questão.

É depois necessário fazer uma seleção, uma escolha crítica dos Ebooks que mais se adequam aos nossos interesses ou necessidades e de entre estes escolher aqueles que queremos ler. A informação disponível é muita, muitas vezes repetida, e é importante podermos focar-nos naquilo que realmente nos interessa.

Há que ter também em atenção a data das publicações. Enquanto um trabalho que cobre a história da arquitetura no antigo Egito poderá ser válido em qualquer altura, um Ebook sobre os últimos avanços informáticos na área da arquitetura em 2010 estará com certeza “fora de prazo” e o melhor será procurarmos alguma publicação mais recente.