A Arquitetura Vernacular é um Oceano Cheio de Referências Históricas

Batak_Toba_HouseConsidera-se arquitetura vernacular aquela que se refere a tipos de construções baseados nos recursos locais e que satisfazem as necessidades locais.

O mais marcante neste tipo de arquitetura tradicional é o facto de refletir os pontos de vista culturais, ambientais e históricos do seu tempo. Esta vertente da arquitetura baseia-se muitas vezes nos resultados de tentativa e erro e em ideias retiradas das tradições locais. Esta informação que se vai adquirindo é então passada de geração em geração.

Um estudo cuidadoso deste género de arquitetura pode revelar-nos muito sobre as condições climáticas do passado da região, sobre a cultura local e as influências externas, e ainda sobre o ambiente e as suas mudanças nesse local específico.

Características como o isolamento térmico podem revelar-nos dados sobre o clima existente aquando da criação e da adoção de um certo estilo de arquitetura vernacular. Grandes quantidades de isolamento indicam que, provavelmente, as condições climáticas da altura se caracterizavam por longos períodos de tempo frio, necessitando os edifícios de ter a capacidade de manter a temperatura interior a níveis que permitissem o seu uso. Materiais leves ou grandes janelas são potenciais indicadores de climas quentes, pois permitiam melhor ventilação.

O tamanho e a disposição das divisões de uma estrutura habitacional podem dizer-nos muito sobre as classes sociais, a organização familiar e os hábitos alimentares de um povo. Os edifícios eram muitas vezes construídos de acordo com crenças e costumes locais e isso ficava bem patente na sua conceção. O número de divisões poderá, por exemplo, revelar uma estrutura familiar ou tribal mais ou menos coesa e de maior ou menor proximidade entre os seus membros.

Finalmente, os materiais utilizados dão-nos uma ideia sobre o ambiente da altura, como no caso das casas de madeira, que revelam a abundância de vegetação nas proximidades.

Os edifícios criados com base na arquitetura vernacular são perfeitos para nos darem informações sobre a História e as condições do passado. Esta é uma das razões para muitos destes edifícios serem hoje em dia classificados como património histórico e cultural.