5 Pontos Importantes a Ter em Consideração para Uma Arquitetura Ecológica

14wa7x4

14wa7x4Cada vez mais se começa a dar atenção a práticas ecológicas na área da arquitetura. Arquitetos e clientes mostram uma preferência por opções que permitam um menor uso de recursos naturais, a poupança dos que estão disponíveis e a prevenção de emissões poluentes excessivas. O recurso a combustíveis fósseis tem também sido evitado ultimamente, sempre que possível.

Enumeramos aqui cinco pontos a ter em atenção para uma arquitetura mais ecológica:

A Utilização de Espaços Mais Reduzidos

Casas mais pequenas requerem um menor uso de materiais e de recursos necessários para a manutenção da temperatura interna e mesmo da própria estrutura.

A Opção Por Energia Solar

O sol presenteia-nos diariamente com energia. A instalação de painéis solares deve ser encorajada, pois esta é uma fonte energética virtualmente inesgotável.

A Poupança de Água

O consumo de água reduzido e com o máximo aproveitamento é essencial para uma arquitetura ecológica. Isto pode obter-se regulando o fluxo nas torneiras e as descargas de autoclismos.

Energias Renováveis

Sempre que seja possível e viável, deve optar-se pelo recurso a fontes de energia renovável, como o são a energia solar, a energia eólica ou a hidroeletricidade em pequena escala. Desta forma, haverá um menor impacto ambiental ao não se recorrer aos combustíveis fósseis.

A Conservação dos Recursos Naturais do Local

Devemos utilizar com todo o cuidado os recursos naturais que a natureza nos proporciona. É importante repormos o que pudermos, como no caso das árvores cortadas, que devem ser substituídas por novas, e fazermos um uso reduzido de recursos finitos.

A opção por materiais existentes nas redondezas permite também a poupança no transporte.

Uma arquitetura ecológica é a solução para uma maior harmonia entre o ser humano e a natureza. Nunca é tarde para se começar e as gerações futuras agradecerão os cuidados que formos tendo agora.